Escolas organizam troca de livros, uniforme e material escolar por economia e sustentabilidade

Escolas organizam troca de livros, uniforme e material escolar por economia e sustentabilidade

Texto/Fonte: Redação Hypeness

  • fevereiro 2020

Você já deve ter ouvido falar que o mais sustentável é sempre usar o que já existe. Pensando nisso, o Colégio Franciscano Pio XII, em São Paulo, organiza uma feira de troca de livros, uniforme e material escolar entre os estudantes.

A proposta de criação de uma “Bibliotroca” foi pensada por um grupo de mães, que levou a ideia à diretoria da escola. Deu tão certo que a ação funciona há 15 anos promovendo a troca de itens escolares entre os estudantes.

Um dos benefícios da iniciativa é a redução de gastos com materiais e uniformes todos os anos. Mas o orçamento familiar não é o único a se dar bem com a ideia: o meio ambiente também sai ganhando devido ao prolongamento da vida útil de roupas, livros e outros utensílios.

Foto: Siora Photography

O projeto inicial envolvia apenas os livros. Bastava que um estudante entregasse uma obra que houvesse sido utilizada no ano anterior e ainda estivesse na lista de materiais previstos para o ano letivo. O gesto dava o direito a retirar outro livro durante o ano.

Há 7 anos, a ideia se expandiu para a troca dos uniformes, garantindo mais economia aos pais. Quem leva uma peça pode retirar outra, o que garante que os estudantes sigam sempre com roupas do seu tamanho, sem que seja necessário gastar com peças novas a cada ano.

A iniciativa foi divulgada pelo Ciclo Vivo, que lembra ainda outro projeto similar aplicado em escolas da cidade. Trata-se do bazar de trocas de livros e materiais escolares promovido pela Escola Internacional de Alphaville, que conta com doações de uniformes usados, que são revendidos aos pais interessados. Os valores arrecadados são revertidos para ações sociais, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *